domingo, 31 de agosto de 2008

O Não-Verbal

Este trecho foi retirado do livro O Sucesso não ocorre por acaso, de Dr. Lair Ribeiro, onde expõe várias situações das quais passamos no dia-a-dia e nem percebemos, principalmente o comportamento não-verbal, observe e descubra o que os nossos olhos revelam.

Você já percebeu que quando está conversando os seus olhos se movem? Isto faz parte da neurofisiologia. Dependendo da posição para a qual o olho está se movendo, diferentes partes do cérebro estão sendo ativadas. Quando você está olhando para cima, você está fazendo imagens. Se for para cima e para a direita, está construindo imagens. Se for para cima e para direita, está construindo imagens novas; se for para cima e para esquerda, o cérebro está recordando imagens.

Se durante uma entrevista você pergunta ao candidato se ele tem experiência na função e, ao responder, ele olha para cima e para a direita, estará mentindo, antes mesmo de falar. Pois você já sabe: fazendo esse movimento com os olhos ele está construindo imagens de um fato que ainda não ocorreu. O corpo não mente.

Quando você mexe os olhos na horizontal, está ativando o campo auditivo, ou seja, seu cérebro está trabalhando com o som. Quando olha para baixo e para esquerda, está conversando com você mesmo. Quando olha para baixo e para direita, está abrindo o canal cinestésico, das emoções e sentimentos (tendo propriocepção, ou seja, a sensação do próprio corpo). A propriocepção é o que lhe faz saber se um dedo de sua mão está aberto ou fechado, mesmo sem olhá-lo.

Sua comunicação é muito mais eficaz quando seu corpo e sua mente estão em sintonia.

Um comentário:

Bárbara Fiz disse...

Olá.
Muito interessante esse seu post,um amigo meu psicólogo já havia me dito da tecnica de saber se a pessoa está mentindo ou não mas não sabia que era algo comprovado.
Um abraço.