quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Empregabilidade



Baseia-se numa recente nomenclatura dada à capacidade de adequação do profissional às novas necessidades e dinâmica dos novos mercados de trabalho. Com o advento das novas tecnologias, globalização da produção, abertura das economias, internacionalização do capital e as constantes mudanças que vêm afetando o ambiente das organizações, surge a necessidade de adaptação a tais fatores por parte dos empresários e profissionais.

Para José Augusto Minarelli, destaca-se seis pilares da empregabilidade, que garantem a segurança profissional do indivíduo.

1. Adequação da profissão à vocação

Uma vez que para torna-se um bom profissional e um ser humano realizado, o indivíduo deve conciliar a sua função com a capacidade e paixão pelo que faz.

2. Competências
  • preparo técnico;
  • capacidade de liderar pessoas;
  • habilidade política;
  • habilidade de comunicação oral e escrita em pelo menos dois idiomas;
  • habilidade em marketing;
  • habilidade de vendas;
  • capacidade de utilização dos recursos tecnológicos.

3. Idoneidade

  • ética;
  • conduta;
  • correção;
  • respeito.

4. Saúde física e mental

Cuidar do equilíbrio, do desgaste exagerado, cuidar do corpo, pessoas saudáveis tem bons relacionamentos e interage de maneira favorável, evitar vícios como fumo, álcool e drogas. Manter sua auto-estima e sua capacidade de realizar projetos.

5. Reserva financeira e fontes alternativas de aquisição de renda

A perda do emprego significa a perda da entrada de receita, você deve fazer uma reserva mês a mês, a reserva é uma defesa uma garantia que o sustenta. O projeto profissional deve ocorrer paralelamente, seu negócio próprio de qualquer dimensão, também pode ser uma fonte alternativa de renda.

6. Relacionamentos

Quem conhece pessoas, adquire informações importantes e relevantes, uma pessoa cuidadosa registra seus relacionamentos. Guarda e cuida deles, retorna as ligações, que podem ser oportunidades de trabalho. Em termos profissionais é muito importante ter uma networking, uma forma de se manter conectado a sua rede de relacionamentos. Mantenha contato com essas pessoas.

Conhecimento Tecnológico e a Capacidade de interagir com pessoas

Foi perguntado a Charles Schwab, um alto executivo da indústria siderúrgica: que fator determinava seu altíssimo salário (era um dos poucos executivos que, na sua época, ganhava 1 milhão de dólares por ano).

Seria pelo seu grande conhecimento na área siderúrgica?
Não, disse ele, enfatizando que havia muitas pessoas que conheciam a tecnologia do aço mais que ele mesmo.

“Na verdade, atribuo meu alto salário à minha habilidade de lidar com pessoas”.

O desequilíbrio emocional compromete suas atitudes no trabalho, que compromete sua EMPREGABILIDADE.

Para a Presidente da CDL – Câmara de Dirigentes Lojistas de Nova Monte Verde – MT, Srª. Gislaine Manteli, destacou 07 características para uma pessoa ser bem sucedida, com estes fatores podemos fazer uma reavaliação sobre nossos comportamentos. É sempre bom refletirmos sobre nossos gestos e atitudes do dia-a-dia.

O que faz uma pessoa bem sucedida? Vários fatores contribuem para que isso aconteça. Mas existem algumas características que essas pessoas têm em comum. Veja abaixo quais são:

1. Todas elas trabalham duro para chegar lá. Não há dinheiro fácil no mundo. O sucesso exige trabalho duro, e só é alcançado pelos que se dispõe a enfrentar esse trabalho.

2. Pessoas bem sucedidas são honestas. O sucesso por meios desonestos dura pouco. O vendedor mentiroso e enrolador pode garantir a primeira venda, mas certamente nunca irá criar uma clientela...

3. Pessoas bem sucedidas são perseverantes. Tentam até conseguir.

4. Pessoas bem sucedidas são, na maioria das vezes, amigáveis e gostam de pessoas. É isso que permite que tenham facilidade em estabelecer contato e em liderar outros, quando necessário.

5. Pessoas bem sucedidas gostam de aprender novas coisas. Durante toda a vida. Aprender significa crescer. Curiosidade intelectual é a chave para uma das maiores vantagens na competição profissional – a informação atualizada. Aprender significa não só adquirir novos conhecimentos profissionais. Significa, também, aprender com os próprios erros.

6. Pessoas bem sucedidas sempre entregam mais do que prometem. Essa é uma regra de ouro – prometa a menos, entregue a mais. Assim, você não cria expectativas desnecessárias. E, ao entregar o que prometeu, causará uma agradável surpresa ao entregar mais do que prometeu.

7. Pessoas bem sucedidas procuram soluções quando encontram um problema pela frente. Não perdem tempo se queixando, porque vêem os problemas como oportunidades de se superarem. Assim, as pessoas bem sucedidas são normalmente, aquelas que acham soluções – enquanto o resto se queixa...

Que tal fazer uma pequena avaliação, tentar descobrir o que é mais importante e indispensável para você?

Somos realmente bons em uma coisa.
Competentes em no máximo outras duas
E só
(Autor Desconhecido)


Buscar novos conhecimentos, o mercado está aberto a todos.

Nenhum comentário: